Image Map

sexta-feira, 7 de junho de 2013

No que virou Justin Bieber?


Eu era mais jovem e pude acompanhar o surgimento desse grande artista que hoje é ídolo de muitas crianças e adolescentes pelo planeta. Tudo começou com um vídeo da internet que repercutiu no mundo inteiro e rompeu as premissas do gigantesco universo virtual para explodir com suas músicas que marcam presença na playlist de milhões, quem sabe, bilhões de fãs. Cinco anos de sucesso e de polêmicas que só cresceram ao longo da carreira. Se antes eu saberia, hoje não tenho mais certeza de que palavras usar para definir Justin Bieber.
Justin primeiro foi um fenômeno virtual, depois fechou com uma gravadora e saiu pelo mundo com a agenda, mais que lotada, para fazer shows pelo mundo. No início da febre que o garoto virou, me lembro que vivia brigando com as alucinadas por Bieber que conviviam comigo na escola, família e na rua, bem como qualquer outro menino comum fazia com suas colegas, em qualquer parte do mundo. 
No início da carreira parecia tudo normal para mim: um menino bonito que canta bem. É óbvio que as meninas ficariam loucas e apaixonadas. É evidente que ele iria fazer músicas mais 'teens' para agradar o público e se consolidar. Todas as críticas que o resto dos meninos - incluindo a mim - do mundo fizeram é puro recalque.
Ninguém nunca vai conseguir tirar de Justin Bieber o mérito dele ser quem é, de ter o que conquistou e, muito menos, o sucesso que tem. No entanto, eu não reconheço mais esse rapaz. De uns tempos para cá, decidiu abandonar esse posto de menino fofo ou de um adolescente normal. De um dia para o outro, vi Bieber se tatuando e cultuando o corpo. Publicando fotos para mostrar os músculos que não tem, as pinturas novas pelo corpo. A imprensa cuida em divulgar as polêmicas pela alta velocidade, drogas, brigas, bunda para câmera e essas coisas que gente famosa gosta de fazer.
Eu, particularmente, não acho nada correto a postura que ele vem adotando, tendo em vista o público que ele tem. A impressão que eu tenho, é de que ele quer virar um '50 cent', 'Jamie Foxx' ou um desses rappers negões, sarados e tatuados. Roupas e atitudes recentes me indicam isso, mas as músicas dizem o contrário. Do jeito que ele está levando a própria vida, não me surpreenderia em nada se daqui uns tempos ele virasse uma Lindsay Loham da vida, alguém que tem tudo para dar certo, mas que por falta de orientação ou de uma cabeça firme bota tudo a perder. Eu não sei se o objetivo dele é apagar aquela imagem de garoto fofo, se quer acabar com os antigos boatos sobre sua sexualidade, se ele quer chamar mais atenção ainda, se quer se tornar um 'fodão' ou se ele está deixando o dinheiro/fama/influência subir a cabeça. No entanto, atitudes como as que ele vem tomando não vão fazê-lo ser mais 'velho', desse jeito ele vai continuar sendo um eterno baby que quer crescer a força.
Mas não comam o meu fígado, beliebers (JOSY). Talvez seja apenas uma má impressão.