Image Map

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Os insuportáveis pseudo intelectuais



Não vejo problema algum em ver um intelectual, sabe. Em gostar de aprender com essas teorias e filósofos. Em dizer verdades baseados em pensamentos e etc. O que me dá nos nervos é ver alguém fingindo gostar dessas coisas de intelectual objetivando tudo, menos ser um intelectual nato. Me refiro aos pseudo intelectuais.
Pseudo intelectuais são pessoas que usam jargões acadêmicos, postura estereotipada inspirada em pessoas de notoriedade. Eles se preocupam apenas com o efeito estético de suas posições em conhecimento de assuntos específicos, com a finalidade de parecer superior socialmente ou adquirir admiração às custas de um "parecer" e não de um "ser". De pseudo intelectual todos nós temos um pouco, mas a crítica está em como a pessoa exterioriza isso. O problema é a arrogância no tom de voz, na prepotência ao agir e na contradição em relação à teoria e a prática.
Tipos de pseudo intelectuais existem muitos. Existem os que precisam se reafirmar o tempo todo, que precisam ficar provando a todo o momento que sabem de alguma coisa, geralmente que tenham lido um dia antes em algum lugar, pretendendo controlar os rumos da conversa, sempre tentando exteriorizar o próprio conhecimento da melhor maneira possível.
Artificialidade também é uma característica comum, pois eles estão sempre buscando elogios e quando não os consegue, ele mesmo procura exaltar-se, dizendo o quão difícil é a atividade que faz e etc. 
Outro aspecto que me lembra muita gente é a linguagem rebuscada. Não estou falando que quem "fala difícil" é pseudo intelectual, pois existem pessoas que conseguem fazer o uso dessas palavras soar natural aos nossos ouvidos. Em contrapartida, o pseudo intelectual aprende palavras aleatoriamente em alguma aula de filosofia e, achando ter entendido seu significado, pensa que pode utilizá-las a sua vontade . E qual o intuito disso? Afirmar-se superior.
São muitos tipos e pessoas que eu conheço que são exatamente assim ou até piores. O fato, é que isso é insuportável para todo mundo. Um verdadeiro intelectual não sairia por aí dando uma de gostosão, é mais quieto na dele, não busca elogios, não muda de comportamento quando muda de ambiente. Por isso, se você gosta de ler, gosta de estudar e aprender coisas novas, evite ao máximo parecer um chato desses. Ninguém acha legal alguém que gosta de aparecer, muito menos que tenta mostrar algo que não é.
“Quem sabe que é profundo, busca a clareza; quem deseja parecer profundo para a multidão, procura ser obscuro. Pois a multidão toma por profundo aquilo cujo fundo não vê: ela é medrosa, hesita em entrar na água.” 
- Nietzsche